sexta-feira, 16 de março de 2012

George Clooney se importa


Quem me conhece sabe como eu gosto do George Clooney. E não só porque ele é o homem mais bonito desse planeta (claro, isso ajuda e muito, mas não é só por isso). Já faz uns anos que acompanho sua luta humanitária (via web) em defesa do povo do Sudão e os refugiados de Dafur.
Há, inclusive, um documentário muito bom que ele fez com o pai sobre o assunto. Na hora do almoço, entre um olho no twitter e outro na vontade de descansar, vejo a notícia de que ele foi preso por fazer um protesto em Washington em favor do povo do Sudão. Na manifestação, segundo os sites, organizada pela National Association for the Advancement of Colored People (NAACP), também participaram o presidente da entidade, Ben Jealous, e o congressista democrata Jim Moram.
De imediato não entendi muito bem a causa da prisão, afinal protesto público não costuma levar ninguém à cadeia. Vou aos sites verificar o que houve de fato e leio que ele foi advertido três vezes pelo serviço secreto porque o protesto era em frente a embaixada do Sudão.
A foto de George Clooney preso, algemado, em poucos minutos correu o mundo. No twitter o assunto logo virou destaque e tinha um pouco de tudo (um homem lindo desses presos não é todo dia, né gente?), mas tinha também uma indignação recorrente: como assim preso por defender um povo desconhecido da África? A tag #freeclooney ficou entre as mais comentadas no mundo. Três horas depois o ator foi liberado. Não sem antes pagar uma fiança de 100 dólares.
George Clooney, ao lado do pai Nick e o grupo de ativistas em defesa do Sudão conseguiram, com o #tejepreso em um dos rostos mais bonitos do mundo atual, uma exposição em massa de seus ideais e eis que agora todos sabem pelo menos de um pouco do sofrimento do povo do Sudão. Aliás, muitas pessoas que leram as notícias sequer sabiam que existia um país com esse nome na África.
Como ultimamente tenho ouvido muito uma música chamada Adormecidos na Luz, fiquei pensando cá os botões que já nem tenho: quem se importa? Que bom que alguém se importa!
Pois é. Existe um povo na África, o povo do Sudão que clama por justiça (quer saber mais? Fácil: googla o George Clooney ou simplesmente Sudão que tem matéria pra mais de metro na net agora) e que graças à decisão de alguns em não se calar, em enfrentar as barreiras até serem presos para que seus reclames deixassem os gabinetes de Washington e ecoassem pelo mundo, hoje tem muita gente que já sabe que esse país existe e que seu presidente! E você? Você se importa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário