sábado, 23 de julho de 2011

Os recados de Tião Viana


Quem quiser ficar filosofando que fique! Eu vou trabalhar!
                                                                    (Tião Viana, governador do Acre)

A frase dita na tarde deste sábado, 23, pelo governador Tião Viana, durante a plenária estadual do Partido dos Trabalhadores, tem endereço certo. Não pense que foi destinado apenas à platéia petista. Para muito além dos muros do PT,  deve ter eco em todo o arraial da Frente Popular. Pelo menos deveria.
De camiseta pólo, camisa jeans, e acompanhado apenas de um assessor e a segurança oficial,  Tião Viana falou aos petistas sobre projetos do governo do Acre que estão sendo realizados nos 22 municípios, prioridades dos próximos meses e eleições 2012.
Pra começar Tião Viana foi logo dizendo: “Tenho ciência de que a maioria de vocês acreditavam que o projeto Ruas do Povo não iria chegar aos 22 municípios do Estado até 2014, ao que Sibá Machado, deputado federal e candidatíssimo ao cargo de prefeito de Rio Branco disse da mesa: eu mesmo não acreditava!
Foi nessa hora que Tião Viana aproveitou para fazer uma reclamação pertinente: a despeito das excelentes ações que o governo vem fazendo nas mais diversas áreas, isso pouco tem ressonância na mídia e, principalmente, nas redes sociais. E por quê? Porque a maioria não sabe, não quer ou simplesmente não gosta “dessas coisas”. Ele reclamou, por exemplo, da pouca propagação na rede petista de projetos fundamentais para educação, como a distribuição de netbooks para alunos do terceiro ano das escolas públicas.
“Esta semana saiu uma matéria importante sobre os números do nosso governo e eu não vi uma tuitada, uma menção no facebook sobre o tema”, disse Tião Viana em outro momento.
Usuário contumaz de redes sociais (as páginas do twitter e do facebook estão sempre abertas no seu computador de trabalho), Tião Viana não é um dos campeões de seguidores no twitter e facebook por acaso. Ele lê todos os comentários, bons e ruins, que são postados nas redes sociais sobre o Acre. E sabe que lá, a Frente Popular tá apanhando e não é pouco.
Tião Viana fala aos militantes do PT do Acre

Por isso que, ao se referir às campanhas que vem sendo desencadeadas pelos adversários, conclamou os petistas a uma questão básica, mas que tem ficado em segundo, terceiro plano: a divulgação dessas ações. “A construção da BR 364 é um orgulho nosso. O PT tem que se orgulhar disso!”. Foi nessa hora que Tião Viana chamou a militância do seu partido a contar as boas coisa do Acre nas redes sociais. Esse sabe das coisas e da importância  disso no mundo 3.0. (sim, porque o  2.0 já é coisa do passado).
Na sua fala, Tião Viana reconheceu a dificuldade política que a FPA vive hoje em Rio Branco e disse que o momento é de mais trabalho e menos filosofia. Ou seja, é preciso arregaçar as mangas, deixar de discutir o mundo das ideias e partir para ações práticas e eficazes. Difícil não é. O governo está trabalhando. E muito. O que está passando da hora de ser feito é a turma da FPA e, neste caso, os próprios petistas, se apropriarem disso e replicarem na sociedade. Em bom português: menos gabinete, mais proximidade com o povo e, no caso dos que não gostam das novas tecnologias, usá-las como a arma política eficiente que ela é.
E emergencista que é (Tião Viana começou a carreira como médico, atendendo em prontos socorros) o governador tem pressa.
Depois de dar um pito em um assessor que, segundo ele, distorceu o resultado de uma reunião recente sobre a realidade da disputa no campo petista no Vale do Acre, disse que não dá pra ficar filosofando muito, é preciso escolher logo o candidato a prefeito de Rio Branco, onde a situação não é das melhores, e colocou prazo para tal.
“O limite para definir candidatura de Rio Branco é agosto deste ano. Não vou filosofar, vou trabalhar”, disse o governador. Antes de sair para levar a mãe, D. Silvia, que o esperava na saída da escola Armando Nogueira, onde foi realizada a plenária, Tião Viana deixou mais um recado:
“Espero vocês em agosto para uma reunião com todos os diretórios do interior e o diretório estadual, para começarmos o trabalho”, disse Tião Viana.
Na plenária petista, há que se reconhecer, Tião Viana deu uma excelente aula sobre novas mídias e difusão  de informação nos seus mais diversos veículos. Que todos possam aprender porque hoje, com todo respeito, quem tá fora das redes, tá fora do game.

Nenhum comentário:

Postar um comentário