segunda-feira, 25 de julho de 2011

Verão senegalês

 
Sabe aquele mapinha do tempo que aparece no jornal nacional e a mulher diz assim: na região em laranja, a umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 30%? Pois é. Se você consultar aqui, vai verificar que em Rio Branco, capital do Acre, às 17h05 de 25/07/2011, a umidade relativa do ar é de 28%.
Tá sentindo dor de cabeça? Falta de ar? Seu corpo tá como se estivesse doente? Os olhos estão secos, meio avermelhados? É isso aí. Estamos, graças ao progresso e ao desenvolvimento mundial, em plena Amazônia, com com rio Acre abaixo de dois metros – e ainda é julho, minha gente! – umidade relativa do ar típica do centro-oeste, sol de derreter o cucuruto e muito, muito calor.
Pelos dados da Organização Mundial de Saúde o suportável é termos uma umidade relativa do ar de, no mínimo, 30%. Ou seja, estamos abaixo dos índices. Por isso, se você como eu não tem um umidificador, trate de colocar uma toalha molhada no quarto e na sala (ou uma bacia, balde de água). Se tiver crianças e idosos em casa redobre os cuidados. E beba água. Beba muita água. O verão está só começando. Precisamos vencer agosto, setembro e o começo de outubro.
A paisagem é bonita, mas não faz bem pra saúde

Ah, quanto àquela aula que a gente tinha no segundo grau, segundo a qual morávamos em uma florestal tropical quente e úmida, esqueça.  Para isso a umidade relativa do ar precisaria ser de 70% ou mais. Não é, nem de longe, o nosso caso atualmente. O mundo mudou, sabia?
Diante disso, aqui do alto da minha insignificância, mando o meu muito obrigado a todos os que colaboram para o meu mal estar (ou seria mal estar geral?).
Obrigado a você que joga o esgoto de sua empresa nos rios. A você que polui o meio ambiente com os gases-sei-lá-o-quê jogados na atmosfora. A você que contribui para o aquecimento global. A você que acha que desenvolvimento é colocar floresta no chão de qualquer jeito e produzir, produzir, sem qualquer preocupação com o meio ambiente.
Obrigado, principalmente, a você que acha que tudo isso é bobagem, coisa de ecochato, que tem floresta demais, rio demais na Amazônia e que o planeta suporta todas as suas atrocidades, sacolas plásticas, garrafas pets e inúmeros carros na garagem (afinal você tá pagando, né?).
E, acredite: aí no confortável lugar onde você está, as coisas vão piorar. E muito. É questão de tempo, pouquíssimo tempo. Te espero em 2012, se você conseguir sobreviver até lá. Sem mais.

Um comentário:

  1. Hoje eu pensei que estava com depressão... liguei o ar condicionado e percebi que era CALOR!

    ResponderExcluir