quarta-feira, 25 de maio de 2011

MOÇAMBIQUE

Elisa, uma amiga lá da Igreja Batista do Bosque (e jocumeira de primeira linha) trabalha como missionária em Moçambique. Hoje enviou e-mail aos amigos relatando um pouco  de sua experiência naquele país. As dificuldades são imensas. As casas foram destruídas pela guerra, não há hospital – remédio então nem se fala – ou mercado, falta água e todos os itens básicos para sobrevivência, isso sem contar a falta de luz e alimentos.
Aos olhos de cada um de nós é difícil acreditar que alguém que deixou uma casa confortável, família, amigos, uma igreja consolidada, uma profissão com excelentes perspectivas de mercado esteja feliz morando na casa dos outros, com um casal de missionários que conheceu na África do Sul, e vivendo em condições que nem há como se descrever.
Mas Elisa está feliz. Muito feliz. Quem lê seu e-mail percebe claramente sua felicidade. E por que está feliz? Porque está fazendo aquilo para o qual foi chamada: Missões. Nas raras vezes que nos escreve Elisa sempre lembra que precisa ser rápida, pois a internet (lá como aqui) é de qualidade duvidosa: “oieeeee... to viva... ainda...kkkkk...tenho que ser rápida antes que eu perca o sinal. Tu não vai acreditar, mas eu to atrepada em uma arvore para escrever este email”, disse ela hoje.
Elisa continua seu relato falando das dificuldades do país, da falta de hospitais, remédios e comida. “Para podermos comprar alguma coisa temos que ir para outro país... Malawy ou Zimbabue... para coisas pequenas tenho que atravessar o rio zambezia em um barquinho que enche de água... e este rio é cheio de hipopótamo e crocodilo. Semana passada eu fui para tentar ter net... quase morri de medo. kkkk... vi 6 hipopótamos e 1 crocodilo... muito medo.”
Elisa também fala do trabalho: aqui tem muito o que fazer... passo o dia atendendo gente doente...temos uns remédios aqui, daí ajudamos a população com o que podemos...Não est”’a tendo remédio na pais inteiro e há muitas crianças doentes... É coisa de louco. As pessoas aqui morrem de diarréia... Tenho trabalhado com igrejas, um grupo de jovens, crianças, e agora vou começar a trabalhar com as mulheres, o que não vai ser fácil pq elas são muito tímidas e trabalham muito... pq aqui as mulheres é que trabalham, não os homens... mas sei que Deus está à frente...”
Apesar de todas essas adversidades, o relato de Elisa é de Alegria: “Amiga, Deus me mandou para este lugar... não tenho dúvidas em relação a isso. Tu não vai acreditar quando tu ver minhas fotos fazendo polvilho...kkkk... tenho feito tudo o que posso para melhorar a alimentação e o paladar aqui neste lugar e a mandioca tem sido minha amiga. Nunca pensei fazer o que tenho feito... e com tanta alegria. É incrível a alegria que tenho no meu coração... Não sei explicar... As vezes até tento ficar triste, mas não consigo...kkkkk. Bom, vou ficando por aqui, pois tá escurecendo e eu tenho que descer da árvore... to sem lanterna e morro de medo de cobra. Assim que puder usar a net no computador eu mando um email sério...kkk... com fotos e etc. Saiba que amo vc e que vc tbm faz parte da minha história. Muito amor e carinho, Elisa”.
Depois de receber o e-mail, fiquei conversando com outra amiga, Raquel Eline, que também recebeu o e-mail, sobre a experiência da Elisa em Moçambique...
Sabe pessoas, para manter um missionário lá é preciso pouco dinheiro (em real). Cem reais lá faz muita diferença. Alguns amigos aqui do Acre tem abençoado a vida da Elisa e seu ministério. Outros abençoam outras vidas, como a da Rama, que está em África do Sul.
Confesso que meu coração se encheu de alegria com e-mail da Elisa. Por seu trabalho, sua dedicação e seu amor à obra de Deus. Daí a razão de compartilhar um pouco dessa experiência com vocês. Aos que não crêem, peço que olhem a experiência dela pelo lado humanitário, pois a prioridade dela lá também é humanitário. Há pessoas que acham chato discutir o tema África, fome, miséria, etc.. Uma pena. Se todos nós amássemos um pouco nossos irmãos africanos como  Elisa, Rama e tantos outros que lá estão trabalhando e fazendo a diferença, o mundo seria bem melhor.
Nessas horas gosto de lembrar das palavras do Dr. King. Como ele, a Elisa tem um sonho e está colocando este sonho em prática. E nós, o que estamos fazendo?
Boa quarta-feira a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário