sexta-feira, 8 de abril de 2011

I have a dream

Não vou mentir. Sou fã do U2. Acho que me encantei pela voz do Bono e a guitarra do The Edge quanto tinha uns 12 anos. Em 1985, acho, quando foi lançada a primeira música em favor de África que depois - logo depois veio o live aid - o que era só uma febre adolescente se tornou um amor sólido.
Se pudesse estaria em São Paulo para assistir seus shows no Brasil. Não posso. Não dessa vez. Quem sabe da próxima.
Bem, deixando o caqueado de lado e indo ao que interessa: tem gente que acha Bono um cara chato. Chato porque fala de pobres. Chato porque se reúne com qualquer um que se disponha a ajudar os pobres de África, os pobres do  mundo.
O mundo de hoje, para muitos é de luxo, riqueza e glamour. Pobres não são bem vindos.
Hoje o Brasil chora os mortos de  Realengo, afinal não há como estancar essa ferida social que grita e nos encharca com o sangue infantil. . Do alto, o Cristo do Rio chora lágrimas de sangue.Mas não só hoje. Sempre.
Voltando ao Bono e ao U2. Leio nos sites que na visita  a Brasílianesta sexta-feira, ao passar pela capela do Alvorada, Bono puxou, ao lado da presidente Dilma, uma oração pelas crianças de Realengo. Por seus pais, seus familiares.
Como a ferida está sangrando, nos comovemos todos. Isso é bom. Mostramos que ainda temos sentimentos. Isso basta? Sim, dirão muitos. Não. Não basta. Milhares de crianças morrem todos os dias no Brasil. E no mundo. Elas precisam de nós. Quem vai orar por elas amanhã, depois de amanhã? Quem vai lhes ajudar a comprar o pão, o chinelo do mês que vem?
Pés descalços, feridas abertas

Mudando de assunto e permanendo no mesmo. Uma querida amiga missionária está em África do Sul. Há duas semanas mandou um e-mail sobre o trabalho que realiza lá com crianças. A foto que ilustra este post foi tirada por ela. São os pés de um menino africano que tem um sonho: colocar nos pés, uma vez que seja, uma sandália. Como ele não tem sandália e nem dinheiro para comprar uma, fez a suas próprias sandálias. De papel. Isso mesmo. Sinto muito, querido leitor: essa foto não tirei da internet, de um site não-sei-de-onde. Foi tirada em África por uma amiga. Vamos ajudá-la - e eu mais uns amigos - a comprar as sandálias que esse garoto sonha, mas isso não resolverá seu problema dele. Nem o de milhares de crianças que morrem todos os dias - de fome, sim de fome, - no Brasil e no mundo. Por isso eu admiro homens como Bono. Ele está fazendo alguma coisa. É chato ouvir o que ele diz? Pode ser. Mas, como dizem as Escrituras: quem tem ouvidos para ouvir ouça! Você me ouve?
 Se não me ouve, ouça Miss Sarajevo, uma música do U2 bem apropriada para os dias atuais. Um pouco mais abaixo, (ui!) outra música deles que lembra a morte do Reverendo Martin Luther King. Como ele, eu tenho um sonho. E estou procurando fazer minha parte. Sonhemos juntos!
Beijos!

Miss Sarajevo
Há momentos para ficar afastado
Momentos para desviar o olhar
Há momentos para baixar a cabeça
Para ir em frente com seu dia

Há momentos para usar kohl e batom
Momentos para enrolar o cabelo
Momentos para fazer compras na avenida
Para encontrar o vestido certo para se usar

Aí vem ela
Todos se viram para vê-la
Aí vem ela
Para receber sua coroa

Há momentos para fugir
Momentos para beijar e sair comentando
Há momentos para cores diferentes
Nomes diferentes que você acha complicado escrever

Há momentos para a primeira comunhão
Momentos para East 17
Há momentos para voltar-se a Meca
Há momentos para ser miss

Aí vem ela
Beleza atua como palhaço
Aí vem ela
Surreal com sua coroa

Você diz que o rio
Encontra seu caminho para o mar
E assim como o rio
Você virá para mim
Além das fronteiras
E dos desertos
Você diz que, como o rio
Semelhante ao rio
O amor virá
Amor
E eu não consigo mais rezar de forma alguma
E eu não consigo mais ter esperança no amor de forma alguma
E eu não consigo mais esperar pelo amor de forma alguma

Há momentos para amarrar fitas
Há momentos para árvores de Natal
Há momentos para arrumar a mesa
Há momentos quando a noite está congelante

Nenhum comentário:

Postar um comentário