terça-feira, 5 de abril de 2011

Marcas do que se foi



O filme 2012 gerou muita polêmica e uma frase de efeito bastante usada nas redes sociais, quando alguém se refere a algo extraordinário, polêmico, absurdo e até mesmo ridículo. #2012? #2012Feelings são algumas da tags usadas. Não é o único. Há há outros termos.  Oi? ComoFaz? Hã? também são bastante usados.
Lendo os sites, blogs e jornais do Acre nos últimos dias, confesso que a vontade é de usar todas as tags juntas, embora os manuais de boas práticas das redes sociais não recomendem.
Dia desses, durante um show de humor, um colega caiu na besteira de trollar a mais linda cidade do Acre, Sena Madureira. Levou um pito. E não foi meu. Uma conterrânea, que não deixa nada barato saiu-se com essa: onde você tem uma cidade que tem prefeito a cada dois meses?
Fiquei martelando essa pergunta, um bom tempo. Sena Madureira outrora pacata e querida cidade cercada por seus rios e igarapés é hoje terra devastada.
Sua elegância e exuberância parece ter se perdido no tempo. Nos últimos anos, a fogueira das vaidades, o egoísmo de muitos e estupidez de  uns outros, transformaram Sena em lugar de vergonha e desencanto.
Enquanto o egoísmo, a vaidade, a estupidez reina sobre a classe política, o povo sofre. E sofre muito. Uma cena política dantesca que nos faz lembrar a trágica história de Romeu e Julieta.Mas não há nada de romântico nisso.
Na guerra dos Montechios e Capuletos  de Sena Madureira, o que está em jogo não é o amor pela cidade. O que está em jogo é o poder de uns poucos sobre os demais. Assim, perdura a máxima do quanto pior melhor. não importa o povo, a cidade. Importa o poder. E a destruição do inimigo, ainda que ele seja o seu amigo de infância, seu irmão, parente, ou aderente. 
25 de setembro de um ano qualquer da década de 1960. O de batina à esquerda é Padre Paolino
E, sim, o que era uma pequena discórdia paroquial se transformou em guerra. E a praça da guerra é, literalmente a 25 de setembro.
Até quando? Até quando essa gente continuará destruindo a cidade? Até quando a vaidade de poucos se sobreporá à necessidade do povo?
O que me desanima, voltando às tags das redes sociais é saber que o problema não será resolvido em 2012. Ao contrário. Pelo andar da carruagem, tende a piorar.
Enquanto isso, usando outro termo comum nas redes sociais, só nos resta rezar.
 #Oremos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário