sábado, 30 de abril de 2011

Domingo, dia do Senhor

Na noite deste sábado fui à casa da minha prima Sara para um sarau.
Cantamos muitas músicas. Boa parte delas do tradicionalíssimo Cantor Cristão - Hinário dos Batistas brasileiros (derivado do hinário bastista americano), por muitos anos e que segue sendo usado em muitas igrejas do país. As mais modernas adotaram o HCC - Hinário para o Culto Cristão.
Cresci ouvindo os hinos do Cantor Cristão e alguns da harpa, pois há um ramo - forte- da família da minha mãe que é assembleiana. Minhas primas são todas boas cantoras. Eu não canto nada, mas tudo bem, continuemos no assunto que interessa.
No sarau cantamos de Rude Cruz, o clássico dos clássicos, a Rosa Vermelha (Isabel Pacheco) do Luiz de Carvalho. Meu amigo (a), se você conhece Rosa Vermelha do Luiz de Carvalho, não vou mentir: você já entrou nos enta faz tempo! Tudo bem, é antiga, mas é linda (eu não sou desse tempo, mas como o povo lá de casa gosta muito eu aprendi a ouvir e gostar desde cedo). 
Ouvir Rosa Vermelha na voz Paulo Sampaio,é bom demais.O louvor chega ao céu mais rápido. Diz mais ou menos assim a letra da canção: Olhando este mundo Ele viu graaande multidão/ Andaaando sozinho sem nada na mão/Sua vida foi rosa vermelha cravada na cruz...No terceiro dia o mundo encheu-se de flores e a rosa vermelha de novo brotou.../ Jesus é o lírio dos vales Rosa de Sarom e até seus espinhos são marcas de amor. E hoje Ele vive a plantar um grande jardim, se você quiser serás uma flor...
Pois bem. No meio da cantoria eis que alguém pede pro Paulo Sampaio cantar uma música. Uma entre tantas - cantamos o salmo 24 - levantai ó porta as vossas cabeças, levantai-vos ó portais eternos! - solta o cabo da nau e por aí vai... Mas essa música, na verdade um hino do CC, me trouxe à memória coisas muito antigas. Era lá pelos tempos do ministério do Pr. Darciso na Igreja Batista do Bosque (ei, não sou velha, nessa época eu tinha uns quatro, cinco aninhos,se muito, viu?) Minha mãe sempre canta esse hino. 
Se fecho os olhos, a ouço cantando. para mim sempre terá o singelo nome de "Crer e observar". Acho que faz parte dos hinos de fidelidade, não tenho certeza.
Neste domingo, dia de Ceia, diante de algumas dificuldades e da extrema fidelidade do Senhor para conosco, me vem a certeza de que Deus não é só fiel, Ele é pai, amigo, socorro sempre presente. É Ebenezer e, por isso mesmo tem derramado, de forma abundante, sua shekinah nas nossas vidas.
Dias desses, conversando com uma amiga sobre uma pessoa da minha família que atravessa sérios problemas, ela me contava que não entendia como uma pessoa tão inteligente era capaz de fazer coisas tão negativas e ainda assim não perecer. Eu lembrei a essa amiga uma certeza que habita no meu coração: ela - essa pessoa - tal como eu, a Sara e todos da nossa família, temos herança. Somos filhos e netos de servos fiéis do Senhor. MInha vó creu e observou a Lei. Repassou isso aos filhos. O seu Crer e Ovbservar chegou até nós, seu netos e chegará os bisnetos, tataranetos...
Fomos e somos alcançados pela multiforme graça do Senhor. Não somos santos. Não somos puros. Temos defeitos, falhas, problemas. Mas, acima de tudo,  trazemos conosco a marca da promessa. É claro que, a quem muito é dado, muito será cobrado, mas essa é outra história..
É por isso que  transcrevo abaixo a letra de crer e observa.Talvez você não entenda nada do que está escrito aqui. Talvez entenda tudo. Quem sabe? Se puderes, apenas crer. E observa.
Um domingo abençoado a todos!

Em Jesus confiar (hino 301 do Cantor Cristão)Daniel B.Towner (1850-1919)
John H.Sammis (1846-1919)

Em Jesus confiar, Sua lei observar; oh que gozo que benção que paz!
Satisfeitos guardar, tudo quanto ordenar, alegria perene nos traz.

Crer e observar, tudo quanto ordenar
O fiel obedece, to que Cristo mandar

O inimigo falaz, e a calúnia mordaz; Cristo pode desprestigiar!
Nem tristeza nem dor, nem a intriga maior, poderão ao fiel abalar.

Crer e observar, tudo quanto ordenar
O fiel obedece,  ao que Cristo mandar
Que delícia de amor, comunhão com o Senhor; tem o crente zeloso e leal!
O Seu rosto mirar, Seus segredos privar; seu consolo constante e real.

Crer e observar, tudo quanto ordenar
O fiel obedece,  ao que Cristo mandar
Resolutos Senhor, e com fé zelo e ardor; os Teus passos queremos seguir!
Teus preceitos guardar, o Teu nome exaltar; sempre a Tua vontade cumprir.

Crer e observar, tudo quanto ordenar
O fiel obedece,  ao que Cristo mandar

Nenhum comentário:

Postar um comentário