sábado, 30 de abril de 2011

Shopping e o mercado acreano

Leio na Folha de São Paulo de hoje que  a rede de restaurantes Giraffas avança na expansão pelo interior do país.No segundo semestre abrirá uma loja em Rio Branco. Trata-se da loja do shopping via verde, previsto para inaugurar em agosto. 
Passei pelas obras esses dias. Estão bem avançadas. Ao que consta a turma de lá resolveu cumprir as regras ambientais. Melhor assim.
Muitos empresários do Acre não estão dispostos a investir no negócio. Acham os preços das lojas altos demais. Podem até ter razão. Uma coisa é certa. O tal shopping, além de muitos atrativos - e nos seus primeiros meses muito congestionamento - vai abrir uma vagas de emprego para muitos acreanos. Isso é bom.
O Acre cresce e sua economia começa a dar os primeiros frutos. Não só na área do comércio. O shopping é só a ponta de lança.
Vamos aguardar o que vem por aí. De minha parte, como consumidora, só quero uma coisa: preços mais baixos, porque olha, tá dificil comprar roupas e outras objetos de necessidade básica no Acre, principalmente comida. 
Tudo é muito caro e qualidade nem sempre é das melhores.
Dias melhores virão realmente quando tivermos uma produção agrícola -sustentável - para abastecer o mercado local. 
Acho um abuso comprar banana de São Paulo a preço de caviar beluga (tá eu exagerei, mas os preços estão exorbitantes na feira e no mercado). E não é por falta de produção local. É porque a banana daqui, muito boa por sinal, está sendo toda exportada. 
Tive uma boa experiência na feira do peixe lá no Ceasa na dita semana santa. Comprei piau e tambaqui de boa qualidade. Paguei um preço razoãvel no quilo do tambaqui e um pouco mais caro pelo piau. Não é o ideal, ainda, mas  - sem dúvida - são valores bem mais baixos que as extorsões praticadas nos anos anteriores pelos peixeiros do mercado dos colonos. E pode melhorar mais. 
É assim que a economia cresce. Com produto de  boa qualidade e preço justo.
Pra ficar bom mesmo só falta em Rio Branco uma concorrência de verdade na área de supermercados.
Vamos aguardar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário