segunda-feira, 25 de abril de 2011

Até quando?

Fico me perguntando até quando vamos aguentar o abuso dessa travessia da balsa do Abunã, em Rondônia, na BR 364, a estrada que garante o acesso  de quem mora no Acre, aos demais Estados brasileiros.
Em reunião  realizada em março deste ano, os seis senadores do Acre e Rondônia - Jorge Viana (PT), Sérgio Petecão (PMN) e Aníbal Diniz (PT) da bancada do Acre, Acir Gurgacz (PDT), Valdir Raupp (PMDB) e Ivo Cassol (PP) da bancada de Rondônia - debateram com o ministro dos Transportes Alfredo Nascimento e o diretor do DNIT a necessidade da construção da ponte sobre o Rio Madeira.
Na época, o diretor do DNIT Antônio Pagot reconheceu que o projeto inicial da construção estava errado,   pois foi identificado um erro no cálculo, tanto no tamanho como na altura da ponte.
Pelo projeto inicial, a ponte teria 980m de extensão. Ou seja, seria construída com 200 metros de diferença em relação ao tamanho real e 20 metros mais baixa que deveria ser.
O erro foi detectado pelo Tribunal de Contas da União, que determinou, no final do ano passado, a suspensão do edital. Imaginem quem ficou feliz com isso. Com certeza não foi o povo do Acre, nem o de Rondônia.
Ressalte-se que, não fosse esse erro do edital, a obra seria iniciada este ano. Os recursos já foram disponibilizados nas ações do PAC.Enquanto a ponte não sai, o dono da balsa vai enchendo o cofre.
Diante da gravidade da situação, os senadores Jorge Viana e Valdir Raupp propuseram a realização de um novo edital e receberam a garantia do ministro Alfredo Nascimento e do diretor do DNIT de que um novo edital seria lançado, deesta vez com as especificações corretas. E é bom que seja, para que acabe de vez o monopólio do dono da balsa sobre o ir e vir de quem entra e sai do Acre.
Domingo,24, ao meio dia, o bloco de notas para pagar a travessia no sentido Rondônia - Acre, já tinha acabado. Era o bloco do dia inteiro. O grande movimento se deu pelo feriado da páscoa. Quem estava voltando pra casa, além de pagar para atravessar - R$ 12,50 é o menor preço - ainda teve de esperar - em média - duas horas para atravessar o rio.
Como muita gente não queria obedecer e esperar na fila, formou-se  um tumulto. Os caminhoneiros chegaram a fechar a estrada por mais de meia hora. Só com a chegada da Polícia Militar de Rondônia a situação foi contornada.
As fotos abaixo mostram um pouco da confusão por lá. Como sou analfa nesse negócio de postagem do blog, ainda não sei como colocar foto e texto de maneira decente.
Mas vou aprender.

4 comentários:

  1. Absurdo!
    Analfa é ótimo hein Charlene! Só vc mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Era só perguntar ao seu irmão oras, como posta photo.

    ResponderExcluir
  3. Concordo contigo, marmoteiro. Aliás, meu irmão bem que tá precisando me dar umas aulas - de grátis - sobre publicações no blog, né?

    ResponderExcluir
  4. Para resolver o problema de como colocar legenda nas fotos postadas, acabei de enviar um email pra você, com o endereço de uma página que ensina direitinho. Abraços !

    ResponderExcluir